domingo, 18 de julho de 2010

Jovem cria 'bigodinho' inusitado ao posar para foto na cadeia


Ao posar para a foto depois de ser preso na Flórida (EUA) acusado de posse de maconha, um jovem de 22 anos de idade fez gracinha e usou uma tatuagem em um dos dedos para criar um "bigodinho" inusitado, segundo o "Smoking Gun", site que reúne notícias policiais nos EUA.

Fonte: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/07/jovem-cria-bigodinho-inusitado-ao-posar-para-foto-na-cadeia.html

________________________________________________________________


Isso me faz lembrar do eterno paradoxo da barba: quando não temos desejamos ter e quando temos não queremos mais ter (raspar o rosto todo dia é uma desgraça). O garoto aí fez uma pequena piada quando fotografado pelos policiais da Flórida. Mas o que leva uma pessoa levar tudo na esportiva? E o que a faz perder o senso de humor?

Parece que esse aí não fica triste tão fácil assim. Do alto de seus 22 anos, passagem na polícia por posse de maconha e uma descontraída brincadeira na hora de seu fichamento, são visões suficientes para chegar a essa conclusão. Mas qual a diferença entre senso de humor, ironia e deboche? O que esse jovem está fazendo?

Senso de humor está intimamente ligado com o riso e a gargalhada. Aquilo que desperta a imperiosa vontade de rir. As pessoas dotadas dessa qualidade, além de rir, ela também faz outros rirem, através de sua presença de espírito.

A ironia já é um instrumento usado, tanto pelos grandes escritores como pelos grandes comunicadores, para transmitir uma idéia usando exatamente o seu oposto. Machado de Assis usa bem desse recurso de escrita para condenar a escravidão descrevendo o ato de um “sinhozinho” rachando a cabeça de uma escrava. O relato é irônico por si.

Já o deboche está mais próximo da zombaria e do desrespeito. Em partidas de futebol, quando uma equipe está vencendo por uma ampla margem de gols e ela começa a tocar a bola de calcanhar, fazendo frescura, isso é um deboche. Está em jogo aí um elemento cômico para menosprezar o adversário.

Por falar em elemento cômico, tanto o senso de humor, como a ironia e o deboche usam-no para expressar suas disposições de mente. O primeiro para divertir, o segundo para informar multidões e o terceiro para humilhar ou demonstrar uma espécie de superioridade. Qual deles é o mais adequado? É a situação que define?

Acredito que o fato de sermos humanos nos impede de responder com precisão sobre onde e quando inserir a ironia, o senso de humor ou o deboche. Mas Sanabria, o filósofo do pós, disse sabiamente em uma de suas produções cinematográficas: “A ironia é a energia vital dos loucos”. Tudo não passa de uma grande ironia...

4 comentários:

Horácio Dib disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Horácio Dib disse...

Tudo não passa de uma grande loucura!
Genial blog! Continue sempre!

Ulisses Coelho disse...

talvez... loucura.. ironia.. deboche

Fernando Faria disse...

Keep posting!

http://fhlf.blogspot.com.br/