sexta-feira, 23 de julho de 2010

Hungria bate recorde com livro de 1,4 tonelada


A Hungria entrou para o Guinness, livro dos recordes, com o maior livro do mundo. A obra feita pelo húngaro Bela Varga, sua mulher e outros 25 voluntários mede 4,18 metros por 3,77 metros, pesa 1.420 quilos e conta com 346 páginas. O livro está exposto em Szinpetri, a cerca de 240 quilômetros da capital Budapeste, segundo a imprensa húngara.
Fonte: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/07/hungria-bate-recorde-com-livro-de-14-tonelada.html

_____________________________________________________________________

Estudei a primeira série primária na época em que crianças com sete anos, no ensino público, sabiam ler. A minha professora, por me ver conversando na aula de leitura, desferiu-me uma reguada em minha pequena cabeça. Resultado: a régua quebrou. Seguiu-me um comentário complementar: - Isso é pra você sentir o peso do saber!

Graças aos céus que ainda ela não tinha tido contato com a biblioteca húngara. Estávamos 22 anos recuados em relação à essa pesada inovação editorial. Como eu era magricelo e cabeçudo, acabaria esmagado feito uma barata. Igual um prego, só com a cabeça pra fora do chão.

Fico imaginando qual o conteúdo desse colossal livro. Não quis verificar, assim teria uma boa desculpa para dar vasão à capacidade hipotética. Pensei em alguns títulos: Discursos políticos de Fidel Castro; Evangelho Segundo Maria Madalena: antes e depois da conversão; Excertos e rascunhos de Augusto Cury; enfim, o que renderia tantas páginas?

Ter o que escrever é um dilema de todo blog que pretende ter posts diários. Já sei! O cara em vez de criar um blog foi escrevendo tudo, sem edição, na famosa publicação. Como bem disse Carlos Heitor Cony: “Escrever foi a tábua à qual me agarrei para não ser considerado um idiota”.

Há idiotas na Hungria... Maiores idiotas na blogosfera!

Nenhum comentário: