terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vencido o prazo de validade do Fenômeno.


Sempre quis saber o que se passa dentro de uma lata de extrato de tomate. Em seu interior, curtido nos mais poderosos conservantes, o tomate em si passa o resto de seus dias. Com a sua vermelha e perseverante paciência espera o magnânimo instante em que o feroz abridor de latas os reapresentem à luz de seu último dia.

Uma coisa me intriga com bastante força. Acompanhem meu raciocínio... Todo extrato de tomate tem um prazo de validade, a pergunta é: O que acontece dentro da latinha entre as 23h59min e 00h00min do dia estipulado para que o produto esteja vencido? Será que os produtos que eram conservantes passam a ser agressivos?

O atacante Ronaldo teve seu prazo de validade vencido. Uma carreira de jogador de futebol que dispensa comentários, pois foi marcada por grandes vitórias, superações e, é claro, derrotas. Qual é o ser humano que não passa por derrotas? Enfim, trata-se de um jogador diferenciado.

O baixo rendimento nos jogos mais recentes e o duelo com a balança, aparentemente, foram as razões da aposentadoria do jogador. Entretanto, algumas considerações precisam ser colocadas.

Quanto ao problema do peso, Ronaldo alegou a doença do hipotireoidismo, dizendo que as doses hormonais necessárias seriam acusadas nos exames anti-dopping. Agora é que entra a polemica, vários jogadores passam pelo mesmo tratamento contra esse mal, conseguem manter a forma e os remédios não atingem níveis de serem considerados proibidos para a praticado futebol. O atleta Carlos Alberto, que hoje atua pelo Grêmio de Porto Alegre, passa pela mesma enfermidade, mantém a forma e não interfere nos exames de dopagem.

Afinal, o que "venceu" o prazo de validade do Ronaldo?

Aponto um conjunto de fatores. Começa que ele não se interessa mais em emagrecer (futuro financeiro garantido); também o avanço da idade, pois mesmo que se fizesse um regime satisfatório a partir de agora, evidentemente, mesmo magro faria as jogadas que fizera outrora, mas seria cobrado por ser o Ronaldo; e o ponto mais importante, a injusta cobrança de uma torcida que se diz fiel, acostumada às derrotas na Copa Libertadores, em cima das desvantagens físicas que o Fenômeno está apresentando.

No Brasil aposentar-se significa cair no esquecimento e nas unhas da previdência social, duas coisas que não vão acontecer com Ronaldo, mas que a campanha para o pendurar das chuteiras, creio que inconscientemente, acabou fazendo. Essa mentalidade é implícita no discurso que prega a aposentadoria do atacante. Vícios arraigados em nossa preconceituosa cultura.

Os aposentados da previdência permanecem no limbo e a camisa 9 da seleção brasileira continua vaga...

14 comentários:

Iago Oliveira, disse...

Como falar deste ídolo?
Lembro-me muito bem, quando eu era menor e assistia os jogos da seleção brasileira na casa de minha avó, com toda a família reunida chorando, pelo gol e pela vitória do Brasil, ah, era fantástico.

Ronaldo eterno. Sempre serei fã deste exímio jogador de futebol.

http://brevejornada.blogspot.com/

Caique Honorato disse...

Serei eternamente grato a ele e muito fã .

Sem palavras pra falar desse mito .

Rubi disse...

Ele fez o que pôde.
Sempre o admirei muito, desde aquele acidente que ele teve jogando futebol. Aquela cena ainda é muito forte pra mim. Mas o que me encanta no Ronaldo é essa vontade dele, porque mesmo depois de fazer cirurgia e engordar, ele não perdeu a vontade de jogar.

Sem dúvidas ele nos trouxe muita alegria jogando no Brasil, um ídolo é sempre um ídolo. E assim como o Pelé, ele não será esquecido tão cedo.

Parabéns pelo post e muito obrigada pelo comentário, comentários bons como o seu merecem resposta!

Me dei o direito de lhe seguir haha

Até mais.

- TwoSave disse...

Na minha opnião não foi por motivos de doenças que afetava o peso e blablabla, ele se deixou ficar com aquele peso e ele decidiu se aposentar e para não falar que queria se aposentar deu essa desculpa

Mas tá pra nascer jogador como o Ronaldo foi ;/

Urbano disse...

Acho que entendo mais de tomates que de futebol...

Samuel disse...

Obrigado pelo comentário em meu blog de filosofia.

Realmente, a mídia explora como se fosse algo diferente, excepcional. Enfim.

Estou seguindo seu blog.

Láh/ disse...

Ronaldo fezmuito pelo Futebol Brasileiro e Estrangeiro.
Mesmo ele tendo saído do futebol digo dos jogos, ele ainda teráuma carreiras rica e promissora atuando na área administrativa ou algo do gênero!. ^^

Unknown disse...

Serei eternamente grata ao Ronaldo!
-
http://lollyoliver.wordpress.com/

bia santos disse...

Quisera eu ter uma aposentadoria tão nova e com uma pensão tão gorda como a dele...

Detalhe: sem curso superior, sem ter que vestir terno e gravata...

Retribuindo seu comentário no meu blog! Muito obrigada!

Anônimo disse...

Eternamente FENÔMENO!
Nos campos foi gênio e fora deles será ainda mais... Agora agente de Anderson Silva e outros nomes mais...

Blog Compartilhando idéias disse...

Grande jogador, mas realmente venceu o seu prazo.
Parabéns pelo blog

Blog Compartilhando Idéias
http://valdopiske.blogspot.com

Ana Paula disse...

Ronaldoooo sera sempre patrimonio histórico.Genio, exemplo dentro e fora dos campor. Obrigado Ronaldo.

#prasemprefenomeno.

Unknown disse...

fenomeno um exemplo de superação!!!!!!

Unknown disse...

é uma pena que ele tenha aposendado
Segue aqui uma dica que todos vão gostar;
http://usmercenarios.blogspot.com/