quarta-feira, 23 de março de 2011

A dor e o alívio.



A dor é uma das poucas coisas que igualam todos os seres humanos em uma única comunidade. É uma sensação horrorosa e, principalmente alguém que já sentiu intensamente seus nefastos efeitos, compadece-se com grande facilidade com a agonia dolorosa do outro.

Quando falo em dor estou me referindo à física. De maneira muito geral, dor é uma sensação transmitida ao cérebro principalmente pelas vias nervosas. Não me aventurarei a fazer mais nenhuma especulação biológica sobre ela, pois seria uma temeridade ainda maior do que a já cometida.

Por incrível que pareça existe uma história da dor. Na antiguidade, ela era relacionada às ações dos demônios. Os primeiros que vincularam a percepção da dor com o sistema nervoso e o cérebro foram os gregos, através da sábia e inigualável figura do filósofo Aristóteles.

Hoje, com o avanço da medicina, a dor já não é vista como o mal a ser eliminado, mas como efeito de uma causa a ser diagnosticada. Um médico responsável receita analgésicos, para aliviar os incômodos de seu paciente, e também pede exames para verificar qual a razão biológica do desconforto.

Semana passada senti a alucinante cólica de rim. Transpirava um suor frio e chegava a desferir coices no ar! A tragédia dos atendimentos hospitalares, pelo menos nos momentos de dores agudas, são as famosas perguntas sobre endereço, idade e estado civil. Que horinha mais imprópria para perguntas, não acham?

Fui medicado com um, três mil vezes abençoado seja, buscopan, que foi aplicado na veia da minha mão. Quando o auxiliar de enfermagem tirou a agulha da pele, a dor já tinha ido embora. Que sensação maravilhosa! Passei por um exame de urina e estou passando por outros exames. Desconfia-se de cálculo renal, ou seja, estou bebendo muita, muita e muita água.

No dia em que passei por essa crise, no momento em que fui deitar com a intenção de dormir, pensei: - Como é bom não sentir dor. Entretanto, para pensadores como o grande Arthur Schopenhauer, a felicidade é uma grande ilusão e apenas a dor é real. Porque é através dela que tomamos consciência da nossa existência. Passamos o dia todo em cima dos pés, só nos percebemos a realidade dele, exatamente quando há um calo bem latejante nos perturbando.

Prefiro a ilusão!

27 comentários:

Canto da G. disse...

Crises de rins me perseguiram por meses...

Sentir dor é péssimo. Tanto física quanto da alma.

Canto da G. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nic disse...

Dor é ruim, sempre. Ja vi uma reportagem de uma menina que não sentia dor. Seu cérebro não compreendia o sentido ''dor''. Era perigoso, pois ela poderia fraturar-se e não perceber.
Parabéns pelo blog!
Segue: http://critico-estado.blogspot.com

Karla Hack dos Santos disse...

Também prefiro a ilusão!
Mas, se cuida. Cólica nos rins pode ser pedra...

Melhoras!

;D

Truco ladrão disse...

parabens pelo blog

dinho-music disse...

post muito interessante sobre dores, mas prefiro a ilusão de estar com dor.

Fabi disse...

entre a dor e o nada... prefiriria a dor... mais atraente.
um dia tudo isso passa.

Macaco Pipi disse...

o parto normal então é um sacrificio
aehhea

Gabriela disse...

HAHA , seu blog esta mto bom


segue :
http://loversjg.blogspot.com/

Elizangela miranda disse...

Porra,que profundo!




meu blog
http://filosofossuicidas.blogspot.com/

Alex Monteiro disse...

Cara!
Eu já ouvi falar numa doença em q a pessoa naum sente dor alguma!
Imprecionante!
Dor é ruim!
Mas naum sentir a dor acho q é ainda pior!
http://www.farofanordestina.blogpsot.com
Visiita se puder"

Grainne disse...

ilusão faz mtas vezes com que nos perdemos da realidade


parabens pelas ideias seguindoo

http://essenciapurpura.blogspot.com/

Sofia disse...

Gostei muito de ler o seu texto. Odeio sentir dor. E quem gosta, ne?

Beijos.

ideias-exdrúxulas disse...

dores, um mal que persegue a vida humana, nunca e jamais iremos acostumar com a dor, por isso, a saúde no Brasil deve ser eficiente diante da comunidade.Imagina se vc não tivesse sido atendido até hoje.

Elmo Freitas disse...

Ou seja... "é possivel sentir na prazer na dor."

Nanda Schober disse...

Tudo q dói é ruim, né?
Adorei o seu blog...Beijos

Romãosk8 disse...

Post bem maneiro,Mais prefiro a Ilusão do que estar com Dor Rs

Geicivane disse...

Doce ilusão!! Espero q dê tudo certo com o resultado dos seus exames! Ah, e bendita medicina não é? ^^

http://geiciblog.blogspot.com/

' Nathalia Marx disse...

Ulisses,
PARABÉNS adorei seu blog.. sempre que possível vou passar por aqui! seguindo :D


adorei mesmo!

Mizael disse...

A filosofia absurda de Schopenhauer não é nada animadora quando estamos nesses momentos chatos ao qual sentimos dor. Legal o jeito como você escreve.
Ri das perguntas sobre estado civil e outras besteiras inconvenientes.
Agora quando perguntarem o que vc está sentindo não pense duas vezes, fale : DOR ! hehehe
Abraço




http://miizaell.blogspot.com/

Marcio Ornelas disse...

não especificamente com o rim, mas já passei por situações pareceidas, aliás quem não passou por essa sensação de alívio?

Victor Viana disse...

Pow quem gosta de sentir dor

fhpower disse...

o pior mesmo é dor de barriga kkk
http://utilounaoutil.blogspot.com

T disse...

Verdade!

Vitin Melo disse...

Ahh So Dor No Pancreas provocada por doença.
http://doonada.blogspot.com/2011/04/promocao-do-nada.html#comment
http://sentimentares.blogspot.com/

Cristian disse...

quando eu sentir dor e eu estou triste, eu jogo com meu cachorro porque eu sou feliz. Eu amo meu cão e eu o amo como um filho. Eu compro brinquedos, roupas, cama Tubline e eu estou feliz. Beijos

Fernando Faria disse...

A sensação de alívio quando a dor vai embora é sublime! Você melhorou? Keep posting!!!